sexta-feira, 14 de maio de 2010

NA TERRA, NO MAR E NO AR: SALVANDO VIDAS!





Os Bombeiros Mirins do PROJETO Caeira 21 reencontraram instrutores, amigos e autoridades públicas de nosso Estado, numa HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS SOCORRIDAS PELO HELICÓPTERO “ARCANJO” E PELOS DEMAIS BOMBEIROS DURANTE A OPERAÇÃO VERANEIO
Nos quatros meses em que auxiliou os bombeiros, a aeronave socorreu 172 pessoas (operando com bombeiros especializados em resgate e salvamentos, bem como com médicos e enfermeiros do SAMU) nas ocorrências em costões, nas rodovias, nas praias, nas cidades, além de chegar a tempo em hospitais, transladando ou encaminhando vítimas de acidente de trânsito.
Foi o atendimento diferenciado que os bombeiros oportunizaram a população nesse verão, pela parceria inteligente e eficiente com o SAMU, onde bombeiros, médicos e enfermeiros atuam lado a lado, dentro do próprio helicóptero, salvando vidas e minimizando os efeitos dos acidentes. É uma UTI AÉREA. Sucesso total!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

REENCONTRO.





Março, 2010, reinício das atividades do Projeto Caeira 21.
Reencontro com os alunos do Caeira no cotidiano de planejamento e execução das oficinas de arte educação.
Abril, 2010, dois meses após o desfile de carnaval do Gres Consulado, tempo suficiente para reuniões, avaliações e a certeza de que é preciso ter disponibilidade e persistência para reunir as famílias, os colaboradores, os patrocinadores e a equipe do Projeto Caeira 21 em torno das ações de cidadania.
No último sábado, 17 de abril, os treinamentos, as saídas de campo e todos os momentos inesquecíveis dos Bombeiros Mirins do Projeto Caeira 21 foram apresentadas, em pawer point, para os pais, comando do 1º Batalhão, executiva do Gres Consulado, AMOCA, Velha Guarda da Consulado, Diretorias da ELASE e do GTCC, Poder Público, amigos e admiradores.
O enredo do GRES CONSULADO é tema de todas as oficinas do Projeto sendo o orientador de nosso plano de trabalho oferecendo o conhecimento com alegria, prazer, valorizando o potencial criativo de crianças e jovens do Caeira.
A sociedade brasileira chega a um momento decisivo para consolidação de instituições e políticas públicas dedicadas à proteção e promoção da diversidade cultural existente em todo território nacional.
Assim, o samba funcionaria como uma forma de educação e de identidade.
Além disso, o desfile das escolas de samba pode se transformar em verdadeiras aulas
No Caeira do Saco dos Limões, crianças e jovens que freqüentam o Projeto Caeira 21 tem o privilégio diário, de acesso as praticas educativas de arte-educação: artes plásticas, dança, música, capoeira, educação física, atividades esportivas, entre outras. São oficinas que proporcionam condições e oportunidades para construir e firmar sua cidadania
Educar através do SAMBA como fator social da própria cultura brasileira.
Confiram os melhores momentos.

domingo, 18 de abril de 2010

AVALIANDO.

Durante os meses de fevereiro e março de 2010 a coordenação do Projeto Caeira 21 promoveu reuniões e provocou questionamentos sobre a sustentabilidade e os objetivos das oficinas de arte educação na quadra de eventos do Caeira. Em meio a chegada dos alunos para o novo ano os resultados dessa iniciativa com a comunidade e os indicadores de sucesso precisam ser avaliados dando rumo ao Plano de Trabalho e as ações de captação de recursos. A avaliação por vezes e dolorida e provoca mudanças.
Recentemente um amigo e consultor em gestão cultural da Quixote Art & Eventos ( www.quixoteart.com.br. )enviou-me a seguinte orientação:
EM MEIO A UMA GUERRA, QUANDO VOCÊ ESTIVER SE SENTINDO PERDIDO, FAÇA "ESAON"
ESTACIONE - pare tudo o que estiver fazendo
SENTE-SE - procure descansar
ALIMENTE-SE - recomponha suas energias
ORIENTE-SE - entenda onde você está e pense onde você quer chegar
NAVEGUE - recomece com o primeiro passo....e vá em frente
Concluindo.
“Bons gestores são aqueles que percebem que existem erros e falhas no seu trabalho como é comum no trabalho de qualquer pessoa, no entanto, muitos não admitem, não reconhecem e não abrem a possibilidade para mudanças e crescimento.”
“Toda transformação é realmente dolorosa. É assim que segue o curso da vida. Sem a dor não há a percepção dos sentimentos e nem tão pouco compreensão dos limites. É tudo muito difícil, mas ninguém nunca falou que ia ser fácil mesmo.” Marcelo Miguel.

Estacionamos! Descansamos e após repor as energias estamos buscando o entendimento de onde queremos chegar.
Graça Carneiro, março 2010

sábado, 27 de março de 2010

BRAVOS BOMBEIROS MIRINS!






Aprender a ser.
Aprender a conviver.
Aprender a fazer.
Aprender a aprender.

Motivados pelos quatro pilares da educação para o novo milênio o Curso de Bombeiros Mirins do Projeto Caeira 21 concluiu sua primeira etapa com a formatura dos 22 Bombeirinhos no dia 26 de março de 2010.
Participando do evento organizado pela equipe do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina sob o comando do Tenente Coronel Evandro Gevaerd, também receberam seus certificados a turma de Bombeiros Comunitários de Florianópolis.
O evento aconteceu no tradicional Clube 12 de Agosto com a participação do Comandante Geral Coronel Álvaro Maus que destacou a contribuição do Gres Consulado como promotor desta grande oportunidade às crianças e jovens do Caeira do Saco dos Limões.
As famílias estiveram presentes e emocionadas constataram os resultados obtidos após as instruções do Bombeiro Comunitário Hugo Alexandro que durante sete meses ensinou as práticas e os valores humanos da corporação, aos jovens do Projeto Caeira 21.
Os Bombeiros Mirins do Caeira monstraram todo seu potencial de cidadania numa cerimônia onde a hierarquia, disciplina e ritual cívico foram demonstrados e aplaudidos.
Após a entrega dos certificados o tradicional “batismo” ficou por conta da natureza, com a chuva que caia no momento da homenagem. O caminhão que estava preparado para dar um banho nos formandos foi chamado para apagar um princípio de incêndio num shopping da cidade.
Assim o APRENDER A APRENDER se fez concretamente presente neste dia dos BRAVOS BOMBEIROS DE SANTA CATARINA.
Confiram!

quinta-feira, 25 de março de 2010

JUVENTUDE EM AÇÃO





“É na juventude que a sociedade deposita as maiores esperanças de vivermos em um mundo melhor no futuro. Por outro lado, é também neste segmento, de 15 a 29, anos que infelizmente encontramos mais ocorrências dos principais problemas da atualidade.”
Com está estátisca foi criado o 1º ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE de FLORIANÓPOLIS numa iniciativa da COORDENADORIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE

A Coordenadoria da Juventude é um órgão municipal, ligado ao gabinete do Prefeito, e foi criada para atender às necessidades dos jovens florianopolitanos. Funciona como meio de comunicação entre a Prefeitura e os jovens da cidade.
24 de março de 2010. Um dia de Ações Sociais, Palestras e Apresentações Culturais no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.
O PROJETO CAEIRA 21, dentro da sua proposta de Educar Através da Arte, esteve presente levando a brincadeira do Boi de Mamão e proporcionando as crianças e jovens do Caeira do Saco dos Limões a oportunidade de mais um encontro educativo, de trocas de conhecimentos e de muitos aplausos.
A temática da reciclagem do lixo, reutililização de materiais e a transformação do papel e de objetos foi a grande atração do grupo que já está sensibilizado para a reciclagem da própria vida.
Confiram os momentos de integração.

domingo, 14 de março de 2010

“DA ESCOLA FORMAL PARA UMA ESCOLA DE SAMBA MIRIM”





Como educadora e idealizadora do Projeto Caeira 21 comprovo a importância de educar através da ARTE.
Rever as fotos e os vídeos que documentei os momentos da apresentação da Bateria Mirim, Mestre Sala e Porta Bandeira e dos Bombeirinhos na comemoração do anivérsario do Colégio Getúlio Vargas (2º maior colégio do Estado de SC, onde as crianças e jovens do Caeira do Saco dos Limões estudam), levou-me a mais intensa emoção.
Nosso atual sistema educacional dá maior ênfase a informação dos fatos.
A aprendizagem na Escola de Samba envolve não só a capacidade intelectual, mas fatores sociais, emocionais, perceptuais, físicos e psicológicos. Quanto maior for a oportunidade de mostrar sentimentos e habilidades maior será também a oportunidade de aprendizagem.
Assim vimos toda capacidade criadora dessas crianças e jovens do Caeira desabrochar em potencial.
Com disciplina, atenção e em equipe, orgulhosamente apresentaram o Pavilhão e as cores da Escola de Samba que proporciona alegria, reconhecimento e aplausos.
“ O Homem aprende através dos sentidos.”
Emocinem-se!
Graça Carneiro

terça-feira, 2 de março de 2010

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.




“ Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação às outras com espírito de fraternidade” Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Assim o Plano de Trabalho do Projeto Caeira 21 será desenvolvido à partir da palavra "FRATERNIDADE”: do latim fraternitate – significa "irmandade" ou "conjunto de irmãos".
Os valores humanos como: solidariedade, amizade, responsabilidade e respeito a todas as formas de vida, serão temas desenvolvidos pelas diversas atividades do Projeto Caeira 21 na Comunidade do Caeira do Saco dos Limões, em Florianópolis.
Na música, na dança, nas artes plásticas, na Educação física, entre outras, a reciclagem de materiais, o reaproveitamento de objetos, a revitalização do bairro e sua memória, estarão presentes como motivação para a reciclagem da própria vida.
A parceria e participação da Associação de Moradores do bairro AMOCA e do Colégio Getúlio Vargas, (único colégio público do bairro) serão os elos entre o atual e o antigo, fortalecendo o reconhecimento das iniciativas dando identidade as ações.
Tudo será possível quando crianças, jovens, adultos, pais, comunidade, associações, poder público, ONGs, e iniciativa privada: “agirem em relação aos outros com espírito de fraternidade.”
TUDO SE REPETE, TUDO SE RENOVA.
Teremos mais uma oportunidade de praticar os 4 pilares para a educação, segundo o Relatório de Jacques Delors produzido para a UNESCO:
APRENDER A SER
APRENDER A CONVIVER
APRENDER A FAZER
APRENDER A APRENDER.
Graça Carneiro