domingo, 6 de novembro de 2011

CONHECENDO O MUSEU DO LIXO DE FLORIANÓPOLIS






O Museu faz parte da visita guiada ao Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da COMCAP, empresa de economia mista controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis responsável pela limpeza das ruas.
O Museu do Lixo, instalado pela COMCAP em 25 de setembro de 2003, tornou-se referência entre as atividades de educação ambiental no Estado de Santa Catarina, pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável baseado nos quatro erres (4Rs) – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Nasceu de um sonho de mais de 10 anos de um grupo de empregados da COMCAP que pretendiam resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade.
Coleções em destaque: ferros de passar roupa, latas de refrigerante e de cerveja, máquinas fotográficas e de costura, aparelhos de telefone e computadores. Hoje, as instalações estão organizadas em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reciclados. Inclusive as tintas usadas nas pinturas e a mandala do piso foram feitas com materiais reaproveitados.
Os alunos do Projeto Caeira 21 que estão participando dos ensaios do espetáculo PARADOXO foram conhecer o Museu e como o Município de Florianópolis destina o lixo numa operação de transbordo para o Aterro Sanitário de Biguaçú.
O local era o antigo LIXÃO da cidade hoje sede do Museu do Lixo. Monitores acompanham os visitantes por todo o circuito, explicam o processo pelo qual o lixo passa. No local também são promovidas oficinas e atividades com crianças, visando a educação ambiental.
Local: Centro de Triagem de Resíduos Sólidos da COMCAP - Rodovia Admar Gonzaga, Itacorubi.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola, quero saber quem é o autor das imagens pois irei utilizar a uma das imagens no meu tcc!

    ResponderExcluir
  3. Ola, quero saber quem é o autor das imagens pois irei utilizar a uma das imagens no meu tcc!

    ResponderExcluir