domingo, 27 de novembro de 2011

PARADOXO: LIXO E ARTE






"Lixo Extraordinário – A arte de Vik Muniz
Indicado ao Oscar de Melhor Documentário 2011, Lixo Extraordinário (Waste Land – Título original), um filme com duração de 90 minutos que acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior lixão da América Latina, o Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro foi a motivação para sensibilizarmos nossos alunos para a importante tarefa de reciclar com ARTE.
O trabalho de Vik Muniz é a prova do poder que a arte tem no processo de socialização. A arte quando comprometida com questões humanitárias, quando codifica individualidades sociais e humanas, ela tem o poder de ampliar a visão sobre a vida e realizar mudanças. Lixo Extraordinário mostrar que todos nós temos por dever cívico: abraçar causas sociais, não disperdiçar e reciclar.
“O filme tem efeito arrebatador por juntar arte e lixo, elementos quase opostos, não só pelo valor estético, mas também por sua representação social”. (André Miranda – O Globo)
Após mostrarmos a abertura da novela PASSIONE nossas crianças e jovens interessaram-se pelo longa de Vik Muniz e demonstraram muita curiosidade na proposta de transformar lixo em arte.
Com esse trabalho de sensibilização através das imagens e diálogos iniciamos as oficinas de confecção dos cenários e dos figurinos paralelamente a preparação e desenvolvimento das coreografias. Com a trilha sonora de banda instrumental UAKTI escolhida pelo forte conteúdo de percussão e utilização de instrumentos musicais de sucata foi dada a largada para o espetáculo PARADOXO.
Balé clássico, música, teatro, artes plásticas e manifestações populares são os ingredientes para o desenvolvimento do tema e toda transformação do lixo em arte.
Desencadeamos uma campanha de arrecadação de materiais recicláveis junto as famílias dos alunos e a comunidade conhecedora do projeto.
As ferramentas da internet foram utilizadas para divulgação e conhecimento de nossas ações: blog, site, e-mails, facebook.
Muitas foram as contribuições e aprendizado de como separar o que pode ser reutilizado, como limpar e seriar.
Importante também era a participação nas articulações dos diversos segmentos da cidade que discutem, planejam organizam e são os responsáveis pela coleta do lixo em nossa cidade.
Passamos a participar do GIRS Grupo Interintitucional de Resíduos Sólidos que reúne o poder público, as associações e iniciativa privada em reuniões de encaminhamentos de ações sócio-ambientais, que nos proporcionou algumas saídas para conhecimento da realidade do destino do lixo de Florianópolis
Visitamos o Aterro Sanitário em Biguaçu que recebe o lixo de 22 Municípios incluindo Florianópolis.
Visitamos o Parque ambiental do Instituto Kat Shurmann em Bombinhas para conhecimento dos desastres proporcionados pelo lixo jogado no mar e ver uma a estação de tratamento de esgotos e reaproveitamento da água das chuvas.
E o Museu do Lixo próximo ao centro no bairro do Itacorubi, antigo lixão desativado e local do transbordo do lixo para ser levado, em grandes carretas para Biguaçu.
As mães também tem papel importante na construção do Espetáculo PARADOXO confeccionando os figurinos com reaproveitamento de roupas de apresentações anteriores, com jornal , muita criatividade e dedicação.
Como disse Robert Motherwell, a Arte é muito menos importante do que a Vida mas a Vida estaria empobrecida sem a Arte.
No próximo dia 04 de dezembro de 2011, a ARTE estará mostrando os diversos talentos e transformando muitas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário