sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PARADOXO



O Aterro Sanitário de Tijuquinhas, no município de Biguaçu (SC), está instalado as margens da estrada BR-101, distante apenas 6,5 Km do mar que banha Florianópolis e Governador Celso Ramos, entre outras cidades catarinenses, e a 386 metros de um rio. Localizado na Estiva do Inferninho, recebe diariamente lixo de 22 municípios da Grande Florianópolis. Esse empreendimento privado é de responsabilidade do grupo ProActiva Ambiental do Brasil, formado em 1997 com capital do grupo espanhol FCC e do grupo Veolia. Vinte e uma cidades catarinenses, Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Campo Alegre, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Palhoça, Paulo Lopes, Porto Belo, Rancho Queimado, São Bonifácio, São José, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas, enviam diariamente para o aterro sanitário de Tijuquinhas os seus resíduos sólidos urbanos. Somente a cidade de Florianópolis produz diariamente algo em torno de 350 toneladas de lixo fora de alta temporada turística no litoral, sendo o mesmo transportado ao empreendimento em Biguaçu. No sobrevoo pode-se constatar que o aterro sanitário está com os seus resíduos sólidos urbanos dispostos a “céu aberto”, o que contraria a legislação ambiental.
Os alunos do Projeto TRANSFORMA DANÇA visitaram o aterro e constataram a grandiosidade da responsabilidade da população na produção de lixo e no desperdício de materiais reciclados.(não é permitido tirar fotos ou filmar)
O espetáculo PARADOXO tem o objetivo de integrar famílias e alunos em torno de uma apresentação dos talentos e do aprendizado da música, dança e artes plásticas numa proposta de educar para a vida. O tema do LIXO com ARTE será apresentado no Teatro Álvaro de Carvalho, centro de Florianópolis, no dia 4 de dezembro de 2012.
Conscientizar jovens e seus familiares da importância da redução e da reciclagem do lixo é nossa intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário