quinta-feira, 22 de outubro de 2009

BRAVO!





No Rio de Janeiro, na década de 80, uma jornalista perguntou ao Mestre Joãozinho Trinta “porque tantas pessoas sem condições financeiras compram uma fantasia para desfilar no carnaval, por um dia em uma determinada hora?” Resposta do Mestre: “ para ser rei ou rainha, príncipe ou princesa, para ser aplaudido.”

Elevar a auto-estima das crianças e jovens do Caeira nas praticas educativas do Projeto Caeira 21 é tarefa diária, valorizando a criatividade e a espontaneidade.

Nas aulas de teatro as fantasias e adereços (sobras do desfile do Gres Consulado) vão dando uma nova roupagem aos personagens imaginários das crianças e jovens.

Aprender a dançar, a bailar, a ter postura e graciosidade para ser porta bandeira ou preparar-se para uma oportunidade na comissão de frente, numa ala coreografada, na bateria da Escola Campeã do bairro ou na Escola de Teatro do Balé Bolshoi, são motivações para todos serem aplaudidos.

Alternativas educacionais para a vida criando elos entre o lúdico e o aprendizado e contribuindo para o fortalecimento da raiz do samba na comunidade do Caeira do Saco dos Limões.

No despertar dos talentos, valorizamos o conhecimento, o estudo, a dedicação e a disponibilidade.

Confiram os bons momentos do exercício de EDUCAR ATRAVÉS DA ARTE.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

HERÓIS A SERVIÇO DA VIDA





Não podemos pensar sobre a educação sem analisar o contexto social, político e econômico em que ela é gerada.

A educação é um processo que, se bem-conduzido, produz pessoas íntegras, felizes, equilibradas, com senso de cidadania e de comportamento social aguçados e que determina o sucesso de uma família, de uma comunidade, de uma cidade, de um país e da própria civilização.

No Projeto Caeira 21, 50 crianças estão participando do Curso de Bombeiros Mirins orientadas pelo instrutor bombeiro Hugo Alejandro D’Alesio.

A formação do bombeiro mirim baseia-se na disciplina dando a eles uma visão diferenciada dos demais métodos de ensino. Quando abordamos temas relacionados a atividade de bombeiros, buscamos auxiliar na formação de cidadãos preocupados com o bem público e privado, com a coletividade e com atividades sociais e voluntárias. Desta forma esperamos estar contribuindo na formação de uma sociedade melhor, rejeitando a violência e a ociosidade inconsciente. Objetivamos despertar nos adolescentes, o interesse por uma profissão, atividade que tem reconhecimento da sociedade, que é “SER BOMBEIRO VOLUNTÁRIO”.As crianças recebem noções básicas de primeiros socorros e prevenção de incêndio.

Em fevereiro de 2010 , estes bombeiros mirins estarão integrando o grupo de componentes do GRES Consulado no desfile de carnaval de Florianópolis na passarela do samba, “Nego Quirido”.

EDUCAÇÃO PARA A VIDA!




Segundo o Projeto Pisa (Pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avaliou alunos de 40 países, o Brasil ficou com 370 lugar em Leitura, 390 lugar em Ciências e 400 lugar em Matemática! A pesquisa também mostrou que 80% dos nossos estudantes está entre o nível de aprendizado insuficiente e péssimo)

Observando estes indicadores o PROJETO CAEIRA 21 desenvolve suas praticas educacionais com a responsabilidade de educar para a VIDA!

Nosso Plano de Trabalho baseia-se no enredo do Gremio Recreativo e Escola de Samba Consulado onde as competências são valorizadas a partir da contribuição de cada um valorizando o talento, as experiências, a participação e as referências sociais.

Nossas tão queridas escolas de samba, que não possuem o nome "escola" por acaso, mais dentro deste nome está embutido o significado mais real do nome "escola", pois o termo escola de samba, também significa ensinar aos mais novos a cultura e a contribuição africana, nossa ancestralidade, nossa história através do samba e sua atuação ultrapassa os limites sociais e geográficos, onde grupos de diferentes classes trabalham em forma de equipe buscando um objetivo comum: a alegria da confraternização no desfile de carnaval.

Assim nossas crianças e jovens vão desenvolvendo e aprendendo o valor da cidadania.

A música. o teatro, a dança, as artes-plásticas, são mecanismos de experimentação de materiais, técnicas artísticas e aprendizado.

GUERREIROS VERMELOS, HERÓIS A SERVIÇO DA VIDA é o tema do enredo para o carnaval 2010 do GRES Consulado uma homenagem ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, proporcionando a comunidade do Caeira o conhecimento da história da descoberta do fogo como chama essencial e sua força destrutiva e a capacidade do ser humano em aprender a utiliza-lo e combatê-lo em equipe, com conhecimento, habilidade e solidariedade.

domingo, 4 de outubro de 2009

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA





“A sociedade brasileira chega a um momento decisivo para consolidação de instituições e políticas públicas dedicadas à proteção e promoção da diversidade cultural existente em todo território nacional”. Assim o PNC-Plano Nacional de Cultura está sendo elaborado num contexto que ganham forças várias iniciativas. É um plano de estratégias e diretrizes para execução de políticas dedicadas à cultura Municipal e Estadual, consolidando o PNC em março de 2010 em Brasília na Conferência Nacional.
Nos dias 2 e 3 de outubro de 2009, Florianópolis realizou a 2ª Conferência Municipal de Cultura com 265 inscritos e elegeu 11 delegados locais que irão participar da Conferência Estadual em novembro de 2009.
As Escolas de Samba de Florianópolis, como segmento de expressão da cultura, não estiveram, em sua maioria, presentes, desperdiçado uma oportunidade.
O Projeto Caeira 21 como representante da comunidade do Caeira do Saco dos Limões onde a Escola de Samba Consulado “cultiva” sua identidade, esteve presente com a participação da arte-educadora Graça Carneiro, coordenadora do Projeto, no eixo que elaborou documento sobre ‘CULTURA, CIDADE E CIDADANIA”.
Na ocasião ainda foram escolhidos os membros do Conselho Municipal de Cultura.
Também presentes, Fernanda Carneiro Afonso e Thiago Skárnio do Pontão de Cultura Ganesha e Alquimídia, parceiros do Projeto Caeira 21.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Festa para a GEGE.




Trabalhar com crianças pequenas em creches, pré-escolas e Projetos sociais é uma atividade historicamente desempenhada por mulheres.
O direito das crianças a respeito da educação básica é dever do Estado conforme a Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, Lei N. 9.394 de 1996, nestes espaços assistenciais e educacionais pessoas comprometidas com a formação de inúmeras crianças, atuam de maneira amorosa contribuindo para o bem estar e a saúde destes pequenos seres.
Angela Faustino a “gege” carinhosamente chamada pelos alunos do Projeto Caeira 21, é uma dessas mulheres que dedica parte de seus dias para preparar um lanche nutritivo, servido com muito amor e bem apresentável.
Os alunos do Projeto Caeira do horário matutino comemoraram essa dedicação com uma homenagem, muito bem planejada e organizada, envolvendo outros profissionais na confecção de cartazes, apresentação de dança com doces e bolos preparados por suas famílias.
Uma verdadeira integração!
A Festa aconteceu nesta sexta feira, e podemos conferir os momentos de descontração.