segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MUDANÇA DA LOGO




EXPLICANDO A MUDANÇA DA LOGO CAEIRA 21
A logo do Projeto Caeira 21, criada em 1989, demonstrava a importância de motivarmos crianças e jovens do Caeira do Saco dos Limões a mostrarem seus talentos e sua criatividade. Vinte anos se passaram e com eles muitos indicadores de sucesso e de reconhecimento. Hoje, continuamos a motivar, ensinar, fazendo e valorizando as competências, dando oportunidades de reconhecimento da capacidade desses jovens.
A PIPA foi escolhida como símbolo de uma nova etapa.
A história das pipas data de muitos séculos e se confunde com a própria história da civilização. Símbolo e mito, brinquedo e ornamento. Trazida pelos colonizadores portugueses, usada pelos escravos do Quilombo dos Palmares como sinalização, mapeando o espaço aéreo integrando regiões, fazendo acrobacias, remetendo-nos a infância alegre e feliz.
A PIPA foi escolhida para abordarmos temas como: liberdade, segurança, solidariedade, companheirismo entre tantos valores humanos.
Assim como a PIPA que precisa de alguém para conduzir seus giros, nossa proposta de arte-educação vai sendo “empinada” seguindo os quatro pilares da educação para o século XXI - aprendendo a conhecer, aprendendo a fazer, aprendendo a conviver, aprendendo a ser.
A educação ao longo de toda a vida baseia-se [portanto] em quatro pilares:

Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

Aprender a viver juntos desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar à altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligencia na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.


Por Graça Carneiro

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