segunda-feira, 24 de agosto de 2009

EDUCAR ATRAVÉS DA ARTE





A ARTE desempenha um importante papel no processo de conhecimento dos jovens pois reuni diversos elementos onde parte de si próprio, como pensa, como sente e como vê o mundo ao seu redor são experiências e aprendizados.
O aprender não envolve somente a capacidade intelectual, mas principalmente fatores sociais, emocionais, físicos e psicológicos.
Com uma proposta de motivar esses jovens do Projeto Caeira, através da temática do enredo da Escola de Samba Consulado com o tema de 2009 “Macunaíma o herói de nossa gente” permitiu um grande passeio pela história da formação do povo brasileiro, sua brasilidade, suas manifestações artísticas e os artistas que deixaram documentados tantos momentos de importância sobre igualdade racial e contribuições étnicas de nossa gente.
Macunaíma de Mario de Andrade comentado e trabalhado em algumas esquetes nas aulas de teatro valorizando a expressão dramática, a simbologia e o lúdico com objetivos de integração e de motivação das relações interpessoais mais dinâmicas.
As obras de Tarsila do Amaral serviram de base para o reconhecimento da força de trabalho do homem brasileiro e nas releituras de seus quadros a colocação de elementos e cores do cotidiano dos jovens do morro do Caeira serviram como elementos de observação e de entendimento da realidade destes jovens apreciado por professores e visitantes do Projeto Caeira 21.

As releituras foram propostas a partir da obra “Antropofagia” da artista brasileira, Tarsila do Amaral. Esta tela, que marcou o cenário artístico brasileiro e significou uma síntese do Movimento Modernista, teve por objetivo modernizar a cultura nacional, mas sem perder as raízes tipicamente brasileiras. Assim como o romance Macunaíma, a tela de Tarsila representa a miscigenação e diversidade do povo brasileiro, trazendo elementos pictóricos que exalam o caráter valorativo da nossa cultura.
Carla Cristina Matte (Prof. De Educação Artística)

Nenhum comentário:

Postar um comentário