segunda-feira, 10 de outubro de 2011
COORDENAÇÃO DO CAEIRA 21 NO RIO DE JANEIRO
OLÁ AMIGOS
O Rio de Janeiro está mais lindo!
UPPs nas favelas proporcionando ao CARIOCA receber com mais satisfação seus amigos e visitantes. Assim pude subir o morro do Borel e chegar caminhando com tranquilidade a quadra da UNIDOS DA TIJUCA.
O Borel é uma favela localizada no bairro da Tijuca, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
A sua ocupação teve início em 1921, quando ocorreu a remoção da população que morava no Morro do Castelo, no Centro da cidade. O nome do morro deriva dos irmãos Borel, dois franceses que tinham uma fábrica de cigarros no local.
Em 31 de dezembro de 1931, foi fundado, no morro, o GRES Unidos da Tijuca.
Hoje, já se estima uma população de mais de 20 000 habitantes.
Em 7 de Junho de 2010, a comunidade passou a ser atendida pela oitava Unidade de Polícia Pacificadora da cidade do RJ.
Nessa PAZ pude conhecer o Instituto de Cidadania da Unidos da Tijuca sendo recebida pelo Vice Presidente de Comunicação e Administração Sr. José Carlos da Cruz Pereira
O presidente Fernando Horta e toda a diretoria criaram, no dia 24 de Janeiro de 2006, o Centro de Cidadania da Unidos da Tijuca, instalado na Quadra da Rua São Miguel, e vinculado à área Sócio-Cultural da Escola.
No exato momento acontecia uma aula de ballet clássico tendo como orientadora nada menos que a bailarina THEREZA AGUILAR criadora e diretora do Projeto “Dançando para não dançar” desde 1995 nas favelas do RJ e que atualmente atende cerca de 1000 alunos de diversas comunidades entre elas: Pavão-Pavaãozinho, Rocinha, Mangueira, Salgueiro Santa Marta, etc.
Foi emocionante pois o PROJETO TRANSFORMA da Bailarina Renata Afonso, e parceiro do Caeira 21, foi inspirado no “dançando” seguindo a metodologia da transformação, tendo na Arte um instrumento de inclusão social.
Confiram nas belíssimas imagens e na minha emoção com orgulho de representar o GRES Consulado e o GTCC para os amigos CARIOCAS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário