terça-feira, 31 de agosto de 2010

BOI FOLIA EM ORLEANS





O BOI FOLIA é o mais novo Grupo Cultural do Projeto Caeira 21.
Com dança, música e cantoria o Grupo vai demonstrar o mais importante folguedo do litoral catarinense, o BOI DE MAMÃO.
Os jovens do BOI FOLIA foram convidados a para uma apresentação na comemoração dos 97 anos de emancipação política da cidade de ORLEANS, que fica ao sul de SC, distante 185 de Florianópolis.
Conhecer a história do lugar, presente de casamento de suas Altezas Imperiais D. Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina, a Princesa Isabel por ocasião de seu casamento com o Conde d’Eu, foi o início da viagem cultural.
ORLEANS conta também a história dos imigrantes italianos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de planejamento urbano bem elaborado com uma preocupação que se antecipou ao tempo, pois mesmo sem existir automóveis, criaram-se grandes avenidas que até hoje, mais de cem anos decorridos, suportam o crescimento e o numero elevado de veículos existentes.
Com um Museu ao Ar Livre, parque das industrias dos colonizadores e memórias das técnicas de nossos antepassados, www.museuaoarlivre.net mantido pela FEBASE- Fundação Educacional Barriga Verde que organizou o evento e recebeu o Grupo com muita atenção e disponibilidade.
Aprender a conhecer, aprender a ser e valorizar nossa identidade faz parte do plano de trabalho de educar com ARTE do Caeira 21.
Confiram os melhores momentos.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SUSTENTABILIDADE



Para a realização das suas atividades o Projeto Caeira 21 conta com a ONG Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense, organização sem fins econômicos do Terceiro Setor que capta recursos para manter uma estrutura mínima de funcionamento (salas de aulas , telefone, computador, material didático,alimentação e transporte, recursos humanos, etc.). Uma necessidade e um desafio permanente para garantir o desenvolvimento dos seus trabalhos.
Ao término do primeiro semestre de 2010 a Equipe do Projeto Caeira já se mobiliza para planejar e viabilizar as ações 2011.
A coordenadora Graça Carneiro participou no mês de agosto de 3 cursos de capacitação para gestão de Projetos com foco para as Leis de Incentivo e os recursos federais para sustentabilidade de Projetos.
Com o parceiro IVA-Instituto Voluntários em Ação SC, realizou o Curso à distância de Gestão de Projetos Sociais com carga horária de 10 horas.
Dentro das novas regras dos convênios federais o ICOM-Instituto Comunitário da Grande Florianópolis, em parceria com a UDESC e o NAPEC- Núcleo de apoio à Pesquisa e Educação Continuada-RJ, realizou o curso prático para ONGs do Portal de Convênios SICONV- Sistema de Gestão de Convênios.
E para completar, o Pontão de Cultura Ganesha realizou curso de Lei Rouanet com o Gestor Cultural Marcelo Miguel da Art e Eventos Quixote, na ELASE SC.
Para o fortalecimento da sustentabilidade das ONGs, é necessário qualificação e conhecimentos não só da parte financeira, mas também da técnica e da política, e que as ações sejam orientadas pela missão (razão de existência) e pelas necessidades atuais da comunidade.
MISSÃO: MOBILIZAR E MOTIVAR A COMUNIDADE DO CAEIRA PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO EXERCÍCIO DE CIDADANIA, VALORIZANDO A CULTURA, DANDO SENTIDO À IDENTIDADE SOCIAL.

domingo, 1 de agosto de 2010

RECREIO NAS FÉRIAS.





O Projeto Caeira 21 como núcleo do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte em convênio com o Instituto Contato realizou o Recreio nas Férias atendendo as orientações dentro da realidade e da demanda da comunidade do Caeira do Saco dos Limões onde está situada a quadra de eventos do GRES Consulado, sede do Projeto Caeira 21
Nosso RECREIO NAS FÉRIAS teve como objetivo a demonstração das realizações das crianças e jovens em vários eventos da cidade.
O lúdico, o artístico, o cultural, o esportivo, a cidadania, a identidade local, o prazer e a alegria fazem parte de nosso Plano de Trabalho anual, tendo como tema o Enredo do GRES Consulado.
Sair do bairro para demonstrar seus talentos e o aprendizado, eleva a auto estima das crianças e jovens do Caeira e oportuniza o conhecimento de vários equipamentos culturais da cidade.
Além das atividades artísticas e esportivas, que aconteceram na Sede da ELASE, uma apresentação cultural do folguedo do Boi de Mamão catarinense, em pleno centro da cidade, fez parte dos objetivos do Projeto Recreio nas Férias do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte que prioriza: o lazer, o lúdico e a recreação.