terça-feira, 22 de junho de 2010

FESTA JUNINA É TRADIÇÃO!






A FESTA JUNINA do Projeto Caeira 21 já é TRADIÇÃO: dança da quadrilha, boi de mamão, forró e muitas comidas e prendas fazem parte da festa com participação dos alunos, equipe, família, amigos, parceiros e colaboradores do Projeto.
Neste Brasil multicultural onde a alegria e o prazer de dançar e cantar integram várias manifestações culturais, tudo é motivo de comemoração.
No Projeto Caeira 21 aproveitamos para oportunizar à nossas crianças e jovens momentos de demonstração de talentos e o conhecimento dos diversos sotaques e tradições de nosso país.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.
Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
A apresentação do ECO BOI foi a grande atração. Confeccionado pelas crianças dentro da proposta de educação ambiental. O "boizinho" rodopiou e foi muito aplaudido.
A quadra do Caeira recebeu mais de 300 pessoas no evento que aconteceu dia 19 de junho de 2010.
A integração das instituições GTCC, AMOCA E GRES CONSULADO possibilitou harmonia, alegria e organização.
Confiram os melhores momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário