quinta-feira, 8 de julho de 2010

ESSE BOI É DE PAPELÃO.





“A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.”
“Cada habitante produz em média mais de 1/2 kg de lixo, diariamente. O estilo de vida nos grandes centros urbanos é responsável por enorme volume de lixo com grande impacto ambiental: Plástico, Vidro, Lata, Papel, etc. Este material é de difícil deterioração ficando muitos anos poluindo o meio ambiente (solo, ar e água). Por outro lado, são materiais que podem e devem ser reciclados.”
Com uma proposta artística utilizando os elementos da cultura popular do Boi de Mamão o Projeto Caeira 21 motivou os alunos para uma nova postura sócio ambiental.
Confeccionando os personagens com materiais reciclados: caixas de papelão, garrafas pet, tecidos de fantasias, entre outros, professores de artes plásticas e alunos tiveram a oportunidade da troca de conhecimentos e de experiências de cada região e da multiculturalidade de nosso país.
O folguedo do Boi de Mamão, tradicional brincadeira do litoral catarinense, nos remete as diversas contribuições culturais, oportunidade também, de observarmos a diversidade do território brasileira e as condições de vida de nossa comunidade.
Foi possível abordar a limpeza da quadra de eventos onde acontece o Projeto, a ausência de lixeiras para coleta seletiva no bairro e a responsabilidade individual com o meio ambiente: com a sala de aula, com a rua, com a casa, com a escola.
O “boizinho” se apresentou para a comunidade por ocasião da Festa Junina que reuniu as famílias num ato de valorização das tradições e de integração coletiva.
A Festa foi na quadra de eventos do GRES Consulado
Caeira do Saco dos Limões – Florianópolis
Graça Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário