quinta-feira, 10 de junho de 2010

"AFRICANIDADES"






Aproveitando a empolgação dos alunos do Projeto Caeira 21 com a Copa do Mundo na África , estamos mostrando vários aspectos de uma história rica e pouco conhecida.
No dia 11 de junho, a África do Sul será o centro das atenções. Marcada historicamente pelo regime do Apartheid - vigente de 1948 a 1994 -, que segregou social, política e economicamente os negros a nação foi palco de uma importante virada.
Para realização da Copa na construção de cinco estádios e na infraestrutura das cidades que receberão as partidas, o governo investiu 1,1 bilhão de dólares.
Falar e ver a África é uma grande oportunidade para falarmos das contribuições do povo africano à nossa diversidade cultural.
A origem das Escolas de Samba e seus segmentos como a bateria e a ala das baianas são relembrados como as importantes contribuições africanas para nossa música e dança.
Integrar o grupo de crianças e jovens em atividades onde as diferenças e semelhanças podem ser mostradas como um importante mecanismo de igualdade de direitos, deveres e de cidadania tem sido a grande motivação para o trabalho coleltivo.
Dançar, brincar, jogar, cantar e conhecer o significado e origem das palavras que fazem parte do nosso cotidiano são motivos de alegrias, descobertas e prazer.
O livro A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS, Africanidades Catarinenses coordenado pela Professora Jeruse Maria Romão tem sido nosso suporte ao plano de aulas e ao fortalecimento das histórias dos negros em Santa Catarina.
Confiram algumas palavras africanas no vocabulário catarinense:
BANZO - tristonho
CAMBADA - bando, corja
CAFUNDÓ – lugar longe
E mais em outros usos: Batucada, canjica, fubá, gamela, gingar, gandaia, gogó, jujuba, lambança, maluca, milonga, mironga, moleque, mochila, pamonha, pinga, samba, sovaco, surra, teteia, umbanda, xereta.
As crianças, os jovens e os sambistas surpreendem-se, divertem-se e aprendem os significados.
Graça Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário