domingo, 30 de maio de 2010

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO





“A cultura brasileira é dinâmica: expressa relações entre passado, presente e futuro de nossa sociedade.”
O PLANO NACIONAL DE CULTURA – PNC, em suas diretrizes gerais demonstra que a dinâmica cultural não pode ser pensada sem que se leve em conta a dialética entre a tradição e a inovação... As fronteiras entre as expressões populares e eruditas, o conceito de patrimônio histórico, os cânones consagrados das linguagens artísticas e a própria noção de direitos autorais não são concepções estáticas, pois estão em constante processo de atualização. Tudo isso deve ser observado, especialmente sob o ponto de vista das oportunidades e implicações do uso de novas tecnologias de comunicação e informação, que caracterizam o mundo contemporâneo, digital e globalizado.(valores e conceitos do PNC 2010)
Charles Taylor, autor de Multiculturalismo, Diferença e Democracia acredita que toda a política identitária não deveria ultrapassar a liberdade individual. Indivíduos, no seu entender, são únicos e não poderiam ser categorizados. Taylor definiu a democracia como a única alternativa não política para alcançar o reconhecimento do outro, ou seja, da diversidade.
Os blogs, os sites, os twetters são ferramentas rápidas e poderosas para divulgação da informação e da pesquisa, criando oportunidades para o entendimento e respeito a multiculturalidade brasileira.
O carnaval é a maior manifestação cultural desse país trazendo um legado de nossas matrizes culturais mas com muita criatividade e visão de mundo de cada região brasileira.
Neste exato momento Florianópolis incentiva cursos técnicos para trabalhadores do carnaval, nas Escolas de Samba da cidade com realização do SENAC, numa demonstração de reconhecimento da prática da produção artística e da troca de conhecimentos, fortalecendo a economia local.
Na 17ª KIZOMBA, festa da comemoração da contribuição afro, realizada em novembro de 2009, no GRES Consulado, instituímos um FORUM de discussão sobre o reconhecimento das ESCOLAS DE SAMBA como ponto de cultura e sobre a valorização das manifestações culturais e populares de nosso município.
Daremos continuidade a esse debate democrático tendo o PONTÃO DE CULTURA GANESHA, mais uma vez, como nosso proponente para o próximo encontro.
As diversas contribuições culturais, as novas tecnologias digitais não podem trazer sentimentos de desconecxão, insegurança e segregação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário