sexta-feira, 24 de junho de 2011

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: a pedagogia das Escolas de Samba






Quando organizamos o Plano de Trabalho do Projeto Caeira 21, com foco para as atividades da Escola de Samba Consulado escolhemos o perfil de nossos educadores propondo um plano de aulas com objetivos de educar para a vida.
Só conseguimos mensurar esses valores educacionais em momentos coletivos como por ocasião da Reunião Ampliada organizada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, no dia 22 de junho de 2011, na quadra de eventos do Caeira a pedido da diretoria da Associação de Moradores – AMOCA com a intenção de decidir a permanência dos ensaios do GRES Consulado e a administração do espaço de propriedade da Prefeitura.
O ato público foi um exercício de direitos e cidadania da juventude do Caeira do Saco dos Limões e seus familiares que legitimaram a permanência e a administração da quadra ao GRES Consulado mantenedor e realizador do PROJETO CAEIRA 21.
Com conhecimentos das Leis ambientais (lei do silêncio) do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, da hierarquia e do uso adequado dos equipamentos públicos, nossos jovens aplaudiram depoimentos e esclarecimentos repudiando, democraticamente, o preconceito, o racismo, o individualismo e a xenofobia.
Vários parceiros, entre eles o GTCC- Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense, ELASE, Projovem e a UNEGRO relataram a importância da arte e das manifestações populares como movimentos de organização sócio-educativos.
Como coordenadora e arte-educadora do PROJETO CAEIRA 21,há mais de 20 anos, sito-me honrada em fazer parte desse momento histórico com a JUVENTUDE CAERENSE, JUVENTUDE CONSULENSE, JUVENTUDE CIDADÃ.
Graça Carneiro, Florianópolis 23 de junho de 2011

Um comentário:

  1. Alguns moradores do entorno da quadra insatisfeitos com o barulho dos tambores na quadra e das aulas de bateria mirim do Projeto Caeira 21 acionaram o Poder Público para tirar a Escola de Samba do bairro. Indiferentes a pratica educativa que é o Projeto Caeira 21, realizado e mantido pelo GRES Consulado demosntraram que a falta de conhecimentos gera preconceitos e conflitos em detrimento do coletivo e da cidadania. Graça Carneiro

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