quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

BOI FOLIA É DO CAEIRA!





O BOI FOLIA foi criado em 2010 com a participação de crianças e jovens do Caeira numa iniciativa da Arte Educadora Graça Carneiro, pesquisadora do folguedo do litoral catarinense intitulado Boi de Mamão e também coordenadora do, Projeto Caeira 21.
Motivados pelo Grupo do Porto da Lagoa que integrou-se aos jovens músicos de percussão do Caeira 21 em apresentações de eventos da cidade, surge a vontade de ter um Boi também no Caeira com identidade local, baseado na percussão e nas características carnavalescas do lugar.
Assim o Boi do Caeira é denominado pelos alunos como “BOI FOLIA”.
Com apoio da Fundação Franklin Cascaes foi possível desenvolver uma oficina de pesquisa e confecção dentro do Programa Arte nas Comunidades, viabilizando os materiais necessários .
Com patrocínio do GTCC- Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense foram contratados professores para desenvolverem a pesquisa e confecção.
Com a técnica da modelagem em argila, foram criados os moldes das máscaras tendo como motivação as pesquisas na internet, pois alguns personagens fazem parte do imaginário popular e outros como o boi, a cabrinha e o cavalinho não encontramos com tanta facilidade em nosso meio urbano.
O Boi-de-Mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressurreição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No norte e nordeste é conhecido como "Bumba Meu Boi" ou "Boi Bumbá".
Em Santa Catarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de "Boi-de-Mamão".
O BOI FOLIA estreou no TAC- Teatro Álvaro de Carvalho como convidado, no Espetáculo intitulado MENINICES e irá se apresentar para a comunidade do Caeira no próximo dia 09 de dezembro de 2010, em frente a quadra de eventos do GRES Consulado e no dia 17 do mesmo mês, no Largo da Alfândega- Florianópolis, no Encontro de Bois de Norte a Sul promovido pela Fundação Cultural Franklin Cascaes.
Para apadrinhar o grupo foi convidado o músico Marquinho do Cavaco, tradicional e ilustre personalidade do Bairro do Saco dos Limões, brincante de boi de mamão e integrante do Bloco Batuqueiros do Limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário