segunda-feira, 12 de novembro de 2012
APRENDIZADO DA ARTE AFRICANA
As diretrizes do PLANO NACIONAL DE CULTURA com o reconhecimento e apoio as expressões do patrimônio cultural afro-brasileiro firma uma obrigatoriedade das políticas públicas estabelecendo mecanismos além dos econômicos e educacionais, mas sobretudo de auto-sustentação das ações nas comunidades.
O projeto Caeira 21 sempre aproveitou os enredos da Escola de samba Consulado para desenvolver um aprendizado da cultura popular nas oficinas de artes plásticas e música.
As Escolas de Samba têm representado um espaço de organização comunitária fundamental em todo o país. Grupos e entidades interessados na valorização da cultura brasileira desenvolvem projetos de manutenção da raiz do samba e da construção de espaços culturais.
Quando o tema afro se faz representar na sinopse do enredo é com muita criatividade e empolgação que alunos e professores desenvolvem suas criações artísticas.
Com o enredo ASHANTIS, a Força que vem do Berço o Projeto Caeira 21 homenageia nossa ancestralidade e “pede passagem” para comemorar a Semana de Consciência Negra.
É preciso divulgar a cultura brasileira e as ações das Escolas de Samba em todas as suas nuances e anseios de cidadania, valorizando o desfile como uma aula lúdica repleta de simbologia, música e movimento.
Preparamos máscaras, tingimos roupas com pigmentos naturais, pintamos e reaproveitamos materiais reciclados durante muitas aulas onde nossa africanidade deu o TOM da criação.
Apreciem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário