quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TEATRO NA EDUCAÇÃO

Alunos do 1º ano do Ensino Médio Inovador do Colégio Estadual Getúlio Vargas estivem no Projeto Caeira 21 apresentando um trabalho de teatro na educação sob a orientação da professora RAQUEL SABOTA . “O teatro deve apontar algo distinto, deve abrir novos campos da imaginação” Catherine Dasté. A narrativa da peça desenvolve-se através de Jogos Teatrais que permite ao aluno-ator improvisar a cena partindo das orientações do jogo determinado. Essa articulação entre ator-jogo é pronunciada pela presença de dois apresentadores. Acreditamos que através de dinâmicas empregadas nas artes cênicas é possível estimular a criatividade e desenvolver aptidões artísticas e estimular uma socialização de saberes e experiências dessa fase que é a adolescência. Além disso, o aprendizado, a reflexão e a força de expressão obtida durante o ano letivo, permitirão uma atuação pessoal e social diferenciada e construtiva a partir da própria potencialidade criativa. FICHA TÉCNICA Nome do Grupo: "Grupo de Teatro IMPROVISA-AÇÃO" Nome da peça: Improvisações. Direção: Professora Raquel Sabota. Grupo: Ana Paula Martins da Silveira, Brenda Stefany Lessa, Bruna de Souza, Caio Elias Raupp, Camila Schutz, Caroline Ferraz, Fabiano Leandro, Gilberto Vieira Neto, Guido Caçador Jr, Gustavo Antunes Oliveira, Joice de Souza Vieira, Larissa Aparecida Pereira, Leonardo de Almeida, Marcio Fruiate, Osvaldo Ferreira Neto, Rafaela dos Santos, Rafaela Martins Neves, Roberto Gabriel Ferreira, Rodrigo Manoel Dias, Tatiane Couto, Thamiris Pereira Silva, Victor Sandrini da Silveira, Vitor Espirito Santo da Silva. Para o grande educador Paulo Freire só o diálogo produz a liberdade do homem e da mulher. “Por isso, só o diálogo comunica. E quando os dois polos do diálogo se ligam assim, com amor, com esperança, com fé um no outro, se fazem críticos na busca de algo. Instala-se, então, uma relação de simpatia entre ambos. Só aí há comunicação.” (FREIRE, 2008, p. 115). É importante ressaltar que em toda a sua vida Paulo Freire defendeu ideias para uma educação que permitisse a reflexão sobre o conteúdo ensinado e sobre a situação social do país. Paulo Freire sempre enfatizou a necessidade do diálogo libertador. Suas ideias, seus princípios, seus sonhos, sempre serão ponto de partida para uma pedagogia que pense no ser humano como alguém com sonhos, esperanças, inquietações e medos, e não como um objeto. Compartilhem nossa integração com ARTE.

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