quinta-feira, 19 de maio de 2011

CONHECENDO A CIDADE COM ARTE





Dentro do Plano de Trabalho das atividades do Projeto Caeira 21 para 2011: ONDE ESTAMOS, PRA ONDE VAMOS, a Professora Carla Matte(artes plásticas) proporcionou aos alunos das turmas 1 e 2 uma visita ao Museu VICTOR MEIRELLES no centro de Florianópolis.www.museuvictormeirelles.org.br
Assim relata a Profª Carla Matte:
No dia 15 de abril de 2011, as crianças do Projeto Caeira 21 fizeram uma visita ao Museu Victor Meirelles. Localizado no Centro de Florianópolis esta é uma unidade museológica vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura e está instalado desde 1952 na casa onde o artista nasceu e onde viveram seus pais até o final de suas vidas.Nesta visita os alunos tiveram a oportunidade de apreciar uma exposição temporária intitulada “Arte no Cotidiano: acerca do colecionismo”, onde as obras de alguns artistas catarinenses, pertencentes a um colecionador particular, estavam a disposição para a visitação. Além desta exposição temporária, também foram apreciadas as obras de Victor Meirelles que fazem parte do acervo permanente do museu.
Este foi um passeio muito significativo, pois proporcionou aos alunos uma viagem pela arte catarinense e um momento de redescoberta da história da cidade e até de sua própria história. Todo o trabalho que foi feito antes da visita, com estudos de reproduções que foram visitadas, fortaleceu ainda mais o interesse e deslumbramento das crianças frente a obras centenárias e tão importantes para o cenário artístico catarinense. O conhecimento proporcionado por este passeio pelo mundo artístico de nosso estado, portanto, será muito útil para o aprendizado dos alunos, e para suas concepções de arte a partir do espaço onde vivem.
Carla Cristina Matte

2 comentários:

  1. Esta foi uma experiência fantástica mesmo. É esta a educação pela arte que pode e deve ser oferecida às criaças. Muito obrigada, Carla.

    ResponderExcluir