domingo, 13 de dezembro de 2009

"DANÇAR A VIDA"!












O TRANSFORMA Dança realizou uma celebração com a participação de 40 crianças e jovens do Projeto Caeira 21 no dia 10 de dezembro num palco organizado e iluminado nas dependências da ELASE, clube social que recebeu os alunos durante todo o ano de 2009 nas aulas ministradas pela bailarina RENATA CARNEIRO AFONSO idealizadora do TRANSFORMA.
Transformar a realidade das crianças do Caeira é o objetivo principal do TRANSFORMA dança.
O ambiente adequado as praticas educacionais se faz necessário e as parcerias possibilitaram o êxito deste Projeto que tem na Lei Rouanet a sustentabilidade das ações.
Semanalmente cerca de 80 crianças e jovens deslocam-se, em transporte adequado, da Quadra do GRES Consulado, no Caeira, para a ELASE.
A dança não é apenas um espetáculo. Ela proporciona disciplina, equilíbrio, dedicação, organização, beleza, leveza e solidariedade.
Vamos conferir os momentos de preparação e a certeza de que, como afirma Maurice Béjart, “ o lugar da dança é nas casas, nas ruas, na vida”.

sábado, 12 de dezembro de 2009

A EQUIPE DO CAEIRA 21 NA PRÁTICA EDUCATIVA







As ações educativas do Caeira 21 são ralizadas à partir de um planejamento e de divisão de tarefas de uma pequena equipe, dedicada, comprometida e acima de tudo reconhecedora do espaço cultural que a Escola de Samba oferece a comunidade.
São mães que sentem-se seguras em ver seus filhos diariamente, participando de várias oficinas oferecidas pelo Projeto Caeira 21, e que contribuem, dedicando seu tempo trabalhando na realização das diversas atividades programadas. Contamos também com importantes parceiros para manutenção, financeira, material e institucional como o GTCC e o GRES Consulado, seguidos com apoios da AMOCA-Ass. Moradores do Caeira e dos vários patrocinadores.
Essas mulheres, preparam a comida, organizam os espaços e nos acompanham em todas as atividades.
O lanche e as refeições fazem parte de nossa pratica educacional e de integração.
Uma delícia as comidas da “Gegê”!

"A PEDAGÓGIA DAS ESCOLAS DE SAMBA"








Pequenas palavras e gestos podem ser decisivos na vida de uma criança e de um jovem.
É preciso que as atitudes que reforçam a auto-estima favoreçam o seu sucesso na escola e na vida.
Quando uma criança ou um jovem se sente reconhecido e valorizado, encontra a motivação necessária para seguir em frente nas etapas de ensino e buscar o sucesso em qualquer atividade.
Disciplina, atendimento individual, respeito aos amigos e a todas as formas de vida são valores desenvolvidos semanalmente no Curso de Bombeiros Mirins na Quadra do GRES Consulado como uma pratica educativa tendo como tema o enredo 2010: “Guerreiros Vermelhos Heróis a Serviço da Vida” em homenagem ao corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
No dia 4 de dezembro de 2009, a turma de crianças e jovens do Caeira 21, acompanhados da equipe e do instrutor Hugo e do Tenente Coronel Gevaerd, fez seu primeiro treinamento na Ilha do Guará Grande.
A visita a Ilha teve como objetivo fortalecer os ensinamentos das aulas que acontecem semanalmente na quadra do Caeira e dar oportunidade a todos, de conhecerem equipamentos e a importante tarefa dos Bombeiros de preservar e salvar vidas, na terra, na água e no ar.
Confiram esses momentos de prática pedagógica e de valorização a educação, ao conhecimento e a solidariedade.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PARCERIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA!




Tratar da importância e valorização da cultura negra dentro da escola de samba, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade, é de extrema importância e valor. Na escola de samba valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são quebrados, pois ali as classes, etnias, cores e crenças se mesclam numa grande manifestação de alegria e de beleza, onde todos são iguais. As parcerias vêm pra fortalecer ainda mais este processo. Nesta última edição, além das parcerias do GTCC e AMOCA a Kizomba contou com o apoio do Pontão de Cultura Ganesha, o qual disponibilizou sua equipe para a cobertura do evento e, ainda, renovou a comunicação visual. A Kizomba ganhou nova logo e um site próprio, onde pode contar todo seu histórico e divulgar suas futuras edições (www.alquimidia.org/kizomba). A jornalista encaminhada para a cobertura do evento selecionou dois meninos do Projeto Caeira 21 para a auxiliarem nas filmagens, os jovens aprenderam a operar a câmera, fizeram entrevistas com os convidados e cuidaram da projeção dos filmes na sala de cinema que foi montada.

A Kizomba foi palco de debate sobre a importância da atuação das escolas de samba nas comunidades onde atuam. A discussão foi motivo de grande reflexão e o GRES Consulado deu início a este debate abrindo suas portas para que outras Escolas se posicionassem. Ser pioneira neste tipo de discussão reflete a preocupação social da Escola assim como sua postura democrática e responsável abrindo o debate para as demais escolas e representantes de outras entidades.

”Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da organização como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais e sociais ou processos judiciais.” (www.responsabilidadesocial.com)

FERNANDA AFONSO