quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O CAEIRA É KIZOMBA






A música, a dança e os documentários de motivação para a valorização das diversas contribuições Afro foram compondo o mosaico cultural do Projeto Caeira 21 na Grande KIZOMBA

Apreciem as apresentações artísticas:

Danças populares e homenagens fizeram parte das oficinas de dança da Professora Maria Emília com as diversas turmas do Projeto Caeira 21.

Roda de Capoeira Mirim com a Escola Brasileira de Capoeira, de Florianópolis com o Mestre Renato Rachadel e jovens instrutores do Projeto Caeira 21, os irmãos Cristiano, Eduardo e Henrique Machado Ferreira

Apresentação de Hip Hop, com a dupla Faísca e Fumaça, de Florianópolis e os alunos do Projeto Caeira 21 e jovens de Biguaçu, convidados especiais para a festa.

Apresentações da Bateria Mirim da Escola de Samba Consulado no comando de Alysson Rodrigo Ferreira, diretor da Bateria Oficial do GRES Consulado.

Não podia faltar a Velha Guarda da Escola de Samba Consulado que apresentou sambas de fortalecimento da identidade da Escola de Samba e dos consulenses.

Fechando a noite e energizando a Festa da KIZOMBA os tambores da Bateria Oficial do GRES Consulado ensaiaram e brincaram com o ritmo, com a coreografia, com a alegria e amizade de todos os componentes.

Quem não pode vir vai ver nos vídeos que vamos postar.

VALEU ZUMBI! VALEU CAEIRA! VALEU CONSULADO!

terça-feira, 24 de novembro de 2009





Tendo como temática principal a promoção da igualdade racial e a difusão cultural, a Kizomba tem por objetivo realizar debates e discussões sobre a contribuição afro no Brasil e, ainda, abrir espaço para grupos e artistas divulgarem seus trabalhos para um grande público.

- Discussão sobre a lei 10639/03, referente à obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo do ensino fundamental e as Escolas de Samba como Pontos de Cultura reuniu representates dos movimentos afro da cidade, Presidente da Liga das Escolas de Samba, pais dos alunos do Projeto Caeira 21, comunidade e a equipe do Pontão GANESHA que coordenou e documentou o debate.

Jovens do Projeto Caeira 21 coletaram imagens e entrevistas com os participantes.

Documentação importante para a história do Projeto Caeira 21 e da comunidade do samba como representantes da comunidade do Caeira do Saco dos Limões.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"ESSA KIZOMBA É NOSSA CONSTITUIÇÃO"




A festa Kizomba foi realizada pela primeira vez em 1992, idealizada pela arte educadora Graça Carneiro, Leniete Couto e por Jorge Vaz, em parceria com o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Consulado, na cidade de Florianópolis – SC, que a partir desta data vem promovendo o evento com o intuito de difusão e resgate da cultura afro-brasileira.

A KIZOMBA é realizada todos os anos, valorizando a arte, num encontro comunitário. O evento ocorre sempre durante a semana da consciência negra no mês de novembro.

A festa de cultura popular oferece todos os anos aos seus convidados dança, música, teatro, gastronomia, artes, exposições, resultado das oficinas do Projeto Caeira 21 e um espaço para discussão e debate de temas relacionados à diversidade racial e cultural no Brasil.

CONFIRA!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

BATERIA NOTA 10!





GABRIEL YURI, menino do Caeira que recebeu a tarefa de comandar a Bateria Mirim do GRES CONSULADO, na ausência de seu Professor ALYSSON R. FERREIRA, no II Diálogos Brasil África em comemoração a Semana de Consciência Negra, promovido pelo COPPIR- Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis no dia 19 de novembro de 2009, no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis.

Confiram os momentos de integração, de solidariedade, de responsabilidade e de cidadania.

Os jovens do Projeto Caeira 21 desenvolvem seu potencial criativo no aprendizado das diversas contribuições AFRO para nossa música, nossa dança, nossas vivências.

“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades.”

domingo, 15 de novembro de 2009

CANTANDO, DANÇANDO E TOCANDO COM O BOI DE MAMÃO











A ARTE é um importante trabalho educativo, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo. No seu trabalho criador, crianças e jovens desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. No processo de criação eles pesquisam a própria emoção, libertam-se da tensão, ajustam-se, organizam pensamentos, sentimentos, sensações e formam equipes de trabalho. Educam-se. O Boi-de-Mamão é uma brincadeira muito popular no litoral catarinense, que continua sendo realizada anualmente. No Porto da Lagoa, onde reside a Graça Carneiro motivadora do Grupo Cultural infanto juvenil do Boi de Mamão este já morreu e renasceu em muitos momentos históricos. Não devemos nos esquecer, que ele renasce sempre nas mãos das pessoas, que ao longo de muitos anos vão construindo sua trajetória de sucesso e o fortalecimento da identidade da Associação de Moradores e sua comunidade. “Esse Boi exige cuidados e dedicação, cansa, reaparece, se curva, vai brincando com a vida e alegrando crianças e adultos.” O Boi-de-Mamão infanto juvenil do Porto da Lagoa que está sendo renovado e documentado , é um boi brincante que nos ensina que todos podemos renovar também a educação e formação de nossa comunidade com criatividade, experiências, ética, conhecimentos, solidariedade, disponibilidade e amizades, com trocas de conhecimentos, sem preconceitos. Ele é um Boi para ser sentido, olhado, aplaudido e cuidado. Confira as fotos da apresentação do Encotro de Bois de Norte a Sul promovido pela Fundação Franklin Cascaes no Largo da Alfândega e da integração com os jovens da Bateria Mirim do GRES Consulado que alegremente contribuiram com seus talentos para proporcionar essa integração.
Assim como as alas da Escola de Samba os alunos do Projeto Caeira 21 ensaiaram e encontraram-se com os jovens do Porto da Lagoa para brincarem e serem aplaudidos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NA PASSARELA





NA PASSARELA !

O Projeto Caeira 21 proporcionou momentos de muita alegria, beleza, descontração e amizades no evento dedicado a finalização dos cursos de Crochê e de Bijuterias.

Mulheres: senhoras e jovens da comunidade do Caeira desfilaram com sua produção para os muitos convidados que vieram prestigiar o evento.

A vida em sociedade possibilita o bem estar do indivíduo onde aprendemos formas de comunicação e regras de convívio, adquiri-se conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo.

Confira os momentos de preparação e da transformação para o SUCESSO!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

MAIS UMA VEZ, BRAVO!



A Escola do Mar de Florianópolis promoveu um concurso de desenhos para alunos da rede municipal de ensino e de Projetos sociais. Muitas crianças e jovens participaram com desenhos e frases com o tema "EU E O MAR".

No Projeto Caeira 21 nossas crianças foram motivadas a desenhar as praias do nosso Município revendo gravuras e fotos trazidas pela professora de artes plásticas Carla Cristina Matte.

O 1° lugar foi para Lucas Souza Flor do Projeto Caieira 21 na MODALIDADE I - Desenhos de 1° ano a 4ª série.

Lucas, seus pais e a professora foram receber o premio na XI FENAOSTRA.

Confiram os momentos de alegria.